O Peneda Hotel é o resultado de uma procura constante para bem receber no espaço que envolve o Santuário de Nossa Senhora da Peneda. O Hotel é fruto da adaptação de um dos quartéis existentes para acolher peregrinos e romeiros. O actual edifício remonta a meados do séc. XVIII. Sofreu, ao longo dos séculos, intervenções, a última das quais no início deste milénio, dando origem a um hotel de montanha que conjuga a arquitectura robusta do granito com o conforto e o requinte de um espaço que respira tranquilidade.
Com uma arquitectura sólida, onde o elemento pedra é uma constante em todo o espaço, desfrutar do mesmo é quase que reviver a história escrita onde os ambientes e as vivências do passado ficaram marcadas em cada local ou pedra do edifício. Esta mescla de um local onde outrora fora um quartel, permitiu criar cenários de diferença e originalidade. Esta foi uma das características chave em toda a reconversão do espaço, onde a preocupação de manter essas estruturas foi regra. Apreciar a engenhosa capacidade da transformação de um rude espaço, num apreciável e confortável local é um desafio para qualquer pessoa.
No Peneda Hotel pode desfrutar de emoções únicas. Em todos os espaços do hotel vive uma constante sensação de um jogo entre a arquitectura e a natureza, onde esta, num constante provocar, rompe com a sua força e beleza, como quem domina, vindo sempre ao nosso alcance, como quem ostenta vitoriosamente a sua força ou beleza. Neste jogo único entre a arquitectura ou a obra do homem, a natureza está num equilíbrio perfeito com o conforto, podendo desfrutar da maravilhosa paisagem, confortavelmente instalado…